Os diferentes tipos de normas e seu uso nos negócios

Quais são os diferentes tipos de norma?

Todas as normas têm a mesma finalidade básica de definir princípios e critérios acordados para que seus usuários possam fazer suposições confiáveis sobre um determinado produto, serviço ou prática.

No entanto, elas podem variar em dois aspectos principais:

  • tipo de acordo
  • número de pessoas, organizações ou países envolvidos na realização do acordo.

Em algumas normas, o tipo de contrato equivale essencialmente a aconselhamento e orientação. Outras são muito mais prescritivas e estabelecem requisitos absolutos que precisam ser cumpridos caso o usuário queira fazer uma reclamação de acordo com a norma.

Diferentes áreas e diferentes grupos de usuários têm necessidades de diferentes maneiras e níveis de normatização. A BSI tenta atender a todas essas necessidades.


Normas Britânicas

A maioria das normas publicadas pelo BSI têm o status de "Norma Britânica". Isso indica que elas foram desenvolvidas utilizando os processos estabelecidos no BS 0, uma norma para normas. A característica principal de uma Norma Britânica é que ela é elaborada por um processo que envolve:

  • um comitê – grupo amplo formado por especialistas nomeados pelas organizações com interesse no conteúdo e na aplicação da norma
  • consulta – preparação de um projeto para análise e comentário de qualquer pessoa que tenha interesse
  • consenso – princípio de que o conteúdo da norma é decidido por aprovação geral do maior número possível de membros da comissão, ao invés de voto da maioria.

Esse processo reforça a autoridade da norma e ajuda a garantir que ela será aceita por uma ampla gama de pessoas que possam estar interessadas em aplicá-la.

As Normas Britânicas podem ser totalmente desenvolvidas no Reino Unido por comitês do BSI ou, na maioria dos casos, são adoções de normas internacionais desenvolvidas através de processos muito semelhantes e, quase sempre, envolvendo grande participação do Reino Unido.


PASs

Uma PAS se assemelha a uma Norma Britânica em muitos aspectos. Entretanto, ela é sempre desenvolvida, em resposta a uma comissão, por um patrocinador externo, que financia um processo intensivo de recursos que permite que ela seja desenvolvida e publicada rapidamente, satisfazendo a uma necessidade de negócio imediata.


Outras normas

Algumas normas não precisam ter o mesmo grau de consulta pública e consenso. Em muitos casos, elas são provisórias e sujeitas a desenvolvimento posterior com base na experiência adquirida durante o primeiro ou segundo ano de seu uso.

Estas normas incluem documentos padronizados que não têm o mesmo status de uma Norma Britânica e são classificados sob uma categoria abrangente denominada Documentos Publicados (PD, na sigla em inglês).

Podemos também ajudar a projetar e implementar normas privadas, destinadas principalmente para o uso dentro de uma empresa ou organização e com seus fornecedores, ou por um grupo de organizações que fazem parte de um grupo de associados.


Categorias de normas

A maioria das normas podem ser classificadas de acordo com a função que precisam executar. A mais comum é a Especificação, que é uma norma altamente prescritiva que estabelece requisitos absolutos detalhados. É utilizada geralmente para fins de segurança dos produtos ou para outras aplicações onde um alto grau de certeza e segurança é exigido pela comunidade de usuários.

Os Códigos de prática recomendam boas práticas, como aquelas atualmente realizadas por profissionais competentes e conscientes. Eles são elaborados para incorporar um determinado grau de flexibilidade na aplicação, oferecendo, ao mesmo tempo, parâmetros indicativos confiáveis. São geralmente utilizados nas áreas de construção e de engenharia civil.

Os Métodos também são altamente prescritivos e estabelecem uma forma acordada de medir, testar ou especificar o que pode ser garantidamente repetido em diferentes circunstâncias e lugares, onde quer que precise ser aplicado.
Um Vocabulário é um conjunto de termos e definições para ajudar a harmonizar o uso da linguagem em um determinado assunto ou disciplina.

Os Guias são publicações com conselhos menos prescritivos e que refletem o pensamento atual e prático entre os especialistas de um determinado assunto.

Outras categorias de norma podem ser utilizadas conforme necessário.